quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Nestes últimos anos nos deparamos com o problema do Aquecimento Global, o assunto foi, por muito tempo, abordado pela mídia no mundo todo e foi constatado que “o aquecimento global pode trazer danos à economia mundial e à saúde. Segundo relatório da ONU a reserva amazônica pode se tornar deserto e o mundo poderá ser 1% mais pobre até 2050”.
Há outros problemas também como a falta de qualidade da água potável. Segundo o site objetivos do milênio da ONU: “O Brasil tem aproximadamente 12% de toda a água doce do planeta, mas 22 milhões de pessoas não têm acesso à água de boa qualidade. A água é um recurso natural renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de repor seus suprimentos, desde que a humanidade não os esvazie rápido demais ou os contamine.”
Tendo em vista essa preocupação mundial com o meio ambiente, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida há o Centro da Criança e do Adolescente da Instituição Centro de Promoção Humana São Joaquim Sant’ana onde os alunos, por meio do projeto Educar Através da Arte Transformando Espaços e Diminuindo a Violência, aprendem a pintar não somente em suas telas convencionais, mas sim nos muros da região onde antes havia pichações. O muros se transformam em um objeto de aprendizado onde os alunos pintam paisagens com árvores e flores. Isso é uma maneira de socializar as crianças desde já a respeitarem o meio ambiente e ao mesmo tempo desenvolver a coordenação motora.
O documentário Aparecida 40 anos – Uma paróquia na Pedreira aborda com mais detalhes o Centro da Criança e do Adolescente e seus projetos.
Para mais informações sobre o aquecimento global clique aqui para ver nosso artigo publicado no P.I.M.E (Pontifício Instituto Missões Exteriores).
Veja também o documentário Mudanças de Clima, Mudanças de Vidas do Greenpeace que segue abaixo.


Um comentário:

  1. Gostei do tema abordado. Como sou escritora e educadora, tenho sempre a seguinte frase: "Deus tudo perdoa, o homem pode até perdoar, mas a Mãe Natureza, jamais perdoará o que a ela fizermos."Téka Castro.
    http://alegabema.blogspot.com
    Acessem.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir