terça-feira, 14 de julho de 2009

Doenças contagiosas – Gripe Suína

Conhecida como Gripe Suína, a H1N1 já se tornou pandemia global

O sexto objetivo do milênio é COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS. Sabemos que temos um problema sério com a AIDS e com a MALÁRIA, pois houve aumento de casos de AIDS em mulheres entre 13 e 19 anos e sabemos que o Brasil é o país que tem o maior número de casos de MALÁRIA das Américas. Porém, no momento, nenhum assunto preocupa mais a população mundial do que A GRIPE SUÍNA.
Pode-se dizer que a gripe suína começou no méxico em abril de 2009 quando um surto de H1N1 matou mais de 100 pessoas no país.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Gripe Suína, conhecida também como H1N1, já se tornou caso de pandemia global. Aproximadamente 30 mil pessoas já foram afetadas em mais de 70 países e mais de 140 mortes foram registradas no mês de junho de 2009.
No Brasil foram 50 casos confirmados sendo que 75% destes vieram de fora do país.
A Gripe Suína é uma doença respiratória causada por uma variação do vírus influenza tipo A, conhecido como H1N1 e pode ser transmitida através de tosses e espirros.
Esse vírus da gripe se diferencia dos demais por conter material genético que é encontrado em variações do vírus tanto em humanos quanto em aves e suínos.
Os sintomas da doença são muito parecidos aos de uma gripe comum: febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga. O que difere é a diarréia que é mais frequente na H1N1.
Especialistas afirmam que a H1N1 pode infectar uma em cada três pessoas, diferentemente da gripe normal que é uma em cada dez. Os mais afetados são os jovens.
Pessoas que sentirem sintomas semelhantes aos da nova gripe devem procurar ajuda médica, porém não devem sair de casa. O paciente deve entrar em contato com serviços de saúde para receber recomendações.
Para prevenir a doença é necessário evitar contato com pessoas que estejam com febre e tosse. Algumas outras providências também são importantes como lavar as mãos e limpar as maçanetas das portas frequentemente.
Quem for cuidar de uma pessoa com qualquer tipo de gripe é importantíssimo o uso da máscara.
Quanto a carne do porco não há a necessidade de evitá-la desde que tenha sido cozida direito. O vírus não sobrevive a uma temperatura acima de 70°C.
Para mais informações sobre o assunto clique aqui e consulte o site da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário